Cercas EletrificadasOs serviços de Cercas Eletrificadas Raiken obedecem com rigorosidade as vigências normativas dos órgãos regionais, primando pela segurança absoluta dos nossos clientes. Dispomos das melhores linhas de produtos do mercado, homologados pela INMETRO. Contando com uma equipe de profissionais treinados e certificados em NR-10 Instalações e Serviços em Eletricidade.

As Cercas Eletrificadas comumente vistas nos muros das edificações complementam os sistemas de segurança de alarmes e CFTV, o qual tem por objetivo coibir o ataque de invasores às propriedades, aumentando a segurança.

Conforme as estáticas da ABESE – Associação Brasileira de Empresas de Segurança Eletrônica, de cada 100 imóveis que possuem o sistema, apenas 3% sofrem algum tipo de invasão, além do que, a maioria das tentativas é frustrada, o que assegura a eficiência do sistema.

Há uma grande preocupação quanto aos riscos que as cercas elétricas oferecem devido à sua exposição ambiente. É importante ressaltar que as cercas eletrificadas não matam e nem mesmo causam danos à saúde das pessoas.

Funcionamento das Cercas Eletrificadas

Quando corretamente instaladas as Cercas Eletrificadas não são lesivas a saúde. Isto por que, as centrais homologadas pelo INMETRO apresentam correntes de carga praticamente nulas, incapazes de ocasionar algum mal.

As centrais emitem pulsos elétricos inferiores a (5mA) intermitentes ou pulsantes, mas de tensões elevadas (8.000V), em períodos superiores a um segundo, o qual evitam que pessoas fiquem presas à rede devido à contração muscular, mas que causam uma sensação de extremo malgrado.

No caso de violação do sistema o disparado do alarme é imediato, seja pela ruptura dos circuitos condutores ou pelo aterramento dos mesmos.

Legislação Sobre o Uso das Cercas Eletrificadas

Cercas EletrificadasPara legalizar as instalações de cercas elétricas perante o  CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura deve-se seguir os seguintes critérios:

– Realizar contratos com profissionais ou empresas registrados no CREA, desta forma a responsabilidade sobre qualquer acidente relativo às cercas eletrificadas não é apontado ao proprietário do imóvel.

– Para cada instalação de cerca elétrica é necessário à emissão da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, com validade de um ano, após o término da validade é necessário proceder à validação do documento da ART novamente.

– Obedecer às vigências do Projeto de Lei Complementar de 2008, que define os parâmetros básicos de instalações de cercas eletrificadas, estas conformidades podem ser obtidas na Série de Cadernos Técnicos – CREA-PR.

Toda Cerca Energizada deve possuir uma Licença de Instalação que é fornecida pela Prefeitura Municipal, no caso da cidade de Curitiba-PR, a instalação da Cerca Energizada deve atender o  Decreto 705/2014 que regulamenta a Lei 11035/2004.