Agregado a serviços de eficiência energética, a fatura de energia é um ponto estratégico para qualquer empresa.

Desenvolvemos estudos de avaliação de custos nas diferentes modalidades de faturas de energia das concessionárias, conforme as tarifas horo-sazonais convencional, azul e verde.

A estrutura tarifária Horo-sazonal é caracterizada pela aplicação de tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica e demanda de potência, de acordo com as horas de utilização nos dias e nos períodos do ano. O objetivo dessa estrutura tarifária é racionalizar o consumo de energia elétrica, motivando o consumidor a utilizá-la nos horários em que for mais barata (ANEEL, 2000).

Para os dias são estabelecidos dois períodos distintos, denominados postos tarifários. O primeiro chamado de “ponta” corresponde ao período de maior consumo de energia elétrica, correspondente somente a 3 horas dos dias úteis, e o segundo “fora de ponta” compreendendo as demais horas da semana (demais horas dos dias úteis e 24 horas de sábados, domingos e feriados), (ANEEL, 2000).

As tarifas do “horário de ponta” sempre se caracterizam por ser mais caras do que no “horário fora de ponta” (ANEEL, 2000).

Conforme a resolução 456 da ANEEL, toda concessionária tem direito de selecionar três horas do dia em que seu sistema está sobrecarregado, definindo estas três horas como o seu horário de ponta. O horário adotado pela COPEL é das 18h da tarde às 21h da noite. Exceto no horário de verão, que o horário de ponta corresponde ao período das 19h às 22h (COPEL, 2008).

Na mesma resolução para os períodos do ano (Sazonal) são estabelecidos: “período seco” de maio a novembro, quando a incidência de chuvas é menor e “período úmido” quando o volume de chuvas é maior, ocorrendo nos meses de dezembro de um ano até abril do próximo.

As tarifas para o período seco são mais caras, devido à menor quantidade de água nos reservatórios das usinas hidroelétricas, também agravada pela eventual necessidade de complementação de energia por geração térmica (ANEEL, 2000).fato

Diante dos vários fatores que compõe as faturas de energia, a HG desenvolve os estudos buscando soluções para a otimização dos custos, agregado com a eficiência energética.

iStock_000015889548Large