Com experiência e no hall trabalhamos com os melhores dispositivos de partida e controle de motores, disjuntor motor, contator, relés, soft start, inversor de frequência, realizando projetos e montagens de CCM’s, painéis e quadros elétricos.
Sistemas de Partida de Motores
Partida Direta: É o método mais básico de ligação de motores de indução trifásico, no qual o circuito trifásico é conectado diretamente aos terminais da bobina do motor. É recomendado para motores de baixa potência, inferiores a 7,5CV, em situações onde deseja-se obter o máximo torque de partida. A corrente de partida varia de 7 a 10 vezes a corrente nominal, o que repercute em um maior consumo de energia, como exige por parte do projetista o superdimensionamento da rede elétrica, disjuntores e cabos, o que implica em maior custo e portanto não é o método mais indicados.
Partida Estrela-Triângulo: Este tipo de chave proporciona redução da corrente de partida para aproximadamente 33% de seu valor, em comparação com a Partida Direta, sem sombra de dúvidas é o método mais utilizado, pois possui baixo custo, não tem limites de número de manobras, além dos componentes ocuparem pouco espaço.
Soft-Starters: Composta por dispositivos eletrônicos as Soft-Starters são utilizados basicamente para partidas de motores de indução CA tipo gaiola, em substituição aos métodos estrela-triângulo ou partida direta. Tem a vantagem de não provocar trancos no sistema, limitar a corrente de partida, evitar picos de corrente e ainda incorporar parada suave, além de obter proteções incorporadas contra falta de fase, sobre-corrente, subcorrente, inversão de fases entre outros.
Estas chaves contribuem para a redução dos esforços sobre dispositivos de transmissão durante as partidas, bem como contribuem para o aumento da vida útil do motor.
Inversores de Frequência: