O SPDA – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas tem por finalidade proteger as edificações, equipamentos eletroeletrônicos e civis contra descargas atmosféricas.
Por mais que um sistema de SPDA seja bem projetado, obedecendo a todos os critérios da Norma NBR-5419, não se pode garantir a proteção absoluta das edificações, bens e pessoas. Más certamente a instalação do sistema minimiza os riscos, bem como, os danos ocasionados no caso de uma descarga.
Com conceitos diferenciados que visam maximizar a segurança, a HG desenvolve projetos de SPDA em 3D, demonstrando aos nossos clientes a proteção dos seus empreendimentos.
Sistema de Captação
Como próprio nome diz, consiste nos condutores instalados no topo das edificações com a finalidade de receptarem as descargas, é importante esclarecer que o sistema de captação não atrai os raios, muito menos os evitam.
Os métodos de projetos do sistema de Captação são:
– Franklin (ângulo de proteção);
– Modelo Eletrogeométrico;
– Gaiola de Faraday
A norma NBR-5419 define os critérios para instalação dos sistemas de SPDA, no qual dependendo das características de cada edificação, a implantação pode ou não ser obrigatória.
Por mais que a norma NBR-5419 defina que tal estrutura não precise de SPDA, não quer dizer que a mesma não corra o risco de sofrer uma descarga. Portanto, dependendo das circunstancias a instalação de SPDA na edificação pode ser vantajosa.
Como um segundo exemplo, a norma define a obrigatoriedade da instalação do SPDA, é projetado o sistema de captação seguindo um dos métodos mencionados anteriormente e encerra-se a questão. Mas, em edificações que possuem instalações com alto valor agregado, existe a possibilidades de se aumentar a segurança do sistema de SPDA, aplicando-se mais de um método simultaneamente, como exemplo, Gaiola de Faraday e Franklin.
Portanto, é com toda responsabilidade e respeito que buscamos trabalhar lado a lado com os nossos clientes, levando em consideração as características e necessidades na realização dos nossos projetos.
Sistema de Descidas
Os sistemas de descidas consistem nos condutores instalados sobre as laterais das edificações, que tem por finalidade conduzir a corrente até a malha de aterramento, podem ser utilizados cabeamentos, barras metálicas ou mesma a própria estrutura metálica da edificação.
Malha de Aterramento
O sistema de aterramento deve ser compreendido como mais importante de qualquer instalação elétrica. Pois é o principal fator de segurança no caso de correntes de fuga e descargas atmosféricas.