A HG desenvolve projetos e instalações de bancos de capacitores visando a eficiência energética, otimização das instalações e redução de custos com energia com faturas de energia.

A função de um banco de capacitor é a de elevar o fator de potência de um sistema elétrico, visando corrigi-lo ao máximo.

Quando se tem um fator de potência muito baixo, o sistema sofre perdas devido a consumo de potência com energia reativa. Por padrão, o fator de potência mínimo exigido pelas concessionárias de energia é de 0,92. No caso de uma instalação apresentar um fator de potência menor do que 0.92, é cobrada multas na fatura devido aos excedentes reativos, dependendo do quão abaixo este for.

A HG oferece soluções completas e adequadas aos perfil de cada empresa:

Banco de Capacitores Automáticos: Através de controladores microprocessados, os bancos de capacitores fazem a variação automaticamente do fator de potência, ajustando e corrigindo momentaneamente o fator de potência em relação aos padrões da rede elétrica. Sendo o sistema ideal para clientes de grande porte que necessitam de máxima precisão e eficiência.

Banco de Capacitores Programáveis: Ideais para pequenos e médios centros de carga com curva de demanda de perfil estável. Atuam na ligação dos sistemas no horário indutivo e desligando-os no horário capacitivo. A ligação é protegida contra acionamentos intermitentes, que reproduzem os efeitos do “repique” da bobina do contator, atra vez de um relé de tempo.

Banco de Capacitores Fixos: Neste sistema os capacitores permanecem ligados até que um estimulo externo (manual) ocorra.